Aprendendo a comprar em brechó

Há uns seis anos atrás eu era a doida dos brechós real. Andei todo o Rio de Janeiro atrás de todos os brechós existentes por aqui. Era sempre uma aventura, assim que saia da escola já escolhia algum que eu ainda não tivesse ido pra renovar minhas roupas. Naquela época o máximo de informação que eu conseguia era no boca a boca mesmo, minhas amigas compartilhavam onde tinham visto algum brechó e lá ia a gente em mais uma saga.

De uns anos pra cá, junto com o minimalismo (que por sinal falaremos mais sobre em breve aqui no blog) os brechós voltaram a bombar, e agora com ainda mais força já que o número de redes sociais só aumentou e assim, mais meninas conheceram sobre esse novo incrível mundo de roupas. Brechó é realmente uma coisa incrível e você sempre vai achar algo que te agrade, desde peças clássicas como aquela jaqueta jeans que você não encontra mais em lugar nenhum como as peças que estão na moda – ja que a moda vai e vem com o tempo-

Esses dias eu me peguei lembrando de como era legal ter as roupas que eu queria por um preço tão baixo e ainda ajudar a reciclar as roupas que um dia já foram úteis pra alguém, e aí  me deu a louca e eu decidi voltar a fazer compras em brechó então logo pensei que de seria legal mostrar isso aqui pra vocês e quem sabe, incentiva-las a irem conhecer algum também ou pra quem já costuma ir, dar dicas de novos brechós – infelizmente pelo menos por enquanto só do Rio de Janeiro – Mas antes, vim dar algumas dicas que considero essenciais pra quem quer começar a fazer suas compras em brechó e não tem nem idéia de como funciona um, então lá vai:

Energia da roupa

Preciso começar contando uma coisa pra vocês: isso é besteira. Muita gente não gosta de comprar em brechó por acreditar que aquela roupa pode ter sido de alguém que já morreu ou que pode trazer uma energia ruim, grande bobagem. Quem cria a energia daquilo que usa é você mesma e essa energia depende apenas da sua auto estima. Vista-se como se sentir bem e sejafeliz.

Checar o guarda roupa antes de ir

Como as roupas costumam ter um preço bem amigável, se você não tiver idéia do que realmente precisa comprar, vai acabar saindo de lá com mil peças que não combinam com o que você já tem, e a sua compra vai perder todo o propósito de se fazer uma compra em brechó, que é reciclar, e ela vai acabar ficando guardada no seu guarda-roupa quando podia ser de alguém que faria um bom uso.

Vá com tempo

Não adianta, por mais organizado que um brechó seja (e eles são raridade) ainda assim você vai precisar garimpar bem pra achar algo que realmente vá gostar e que te sirva, então não há dica melhor que você precisa ir com tempo livre. Tire uma tarde de sábado livre, chama uma amiga, sua experiência com certeza vai ser muito melhor.

Preste atenção nos detalhes

Apesar de a maioria das roupas estarem em boas condições, nunca deixe de dar aquela verificada pra ver se não tem algum zíper estragado, partes descosturadas, alguma mancha etc. É claro que isso não precisa ser motivo pra você deixar de levar alguma peça pra casa, mas é bom já levar sabendo que terá um trabalho a ser feito, e assim não se decepcionar com a compra.

Não tem provador

Praticamente nenhum brechó tem provador e muito menos aceitam devoluções, e por isso é legal ir tendo noção da sua numeração e se possível, levar algumas roupas suas como modelo pelo menos nas primeiras vezes, pode ser uma calça jeans que fique bem em você e aí é só por uma roupa sobre a outra pra conseguir ter uma noção melhor de que vai caber direito. Não há nada mais decepcionante que comprar roupa que não dá na gente.

Não jogue dinheiro no lixo, qualidade ainda é maior que quantidade

Eu sei, os valores são sempre bem baixos e se você der sorte achará mil roupas lindas e únicas, e por isso muitas vezes a gente perde a noção e acaba comprando peças que não precisa. É claro que o legal do brechó é exatamente poder dar chance as peças que se fossemos comprar em lojas muito provavelmente nunca compraríamos, mas ainda assim, tenham em mente que um consumo exagerado nunca é uma coisa boa. Você pode sim comprar muitas roupas em brechó desde que tenha certeza de que irá usa-las.

Agora você já está pronta pra ir as compras, e eu logo postarei um guia de brechós aqui do Rj que pretendo visitar e mostrar um pouquinho de cada um deles.

Até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *